Participe do estudo sobre o consumo de álcool e outras drogas durante a pandemia
Objetivo é entender se as medidas de isolamento social contribuíram para o aumento do consumo de substâncias psicoativas no período
Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), está apoiando o "Estudo Hemisférico sobre Padrões de Consumo de Substâncias Psicoativas durante a Pandemia da COVID-19", realizado pela Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD), da Organização dos Estados Americanos (OEA).
O objetivo da pesquisa é conhecer os efeitos das medidas tomadas pelos países para controlar a pandemia provocada pelo novo coronavírus, bem como saber se tiveram influências sobre as mudanças no uso e oferta de álcool e outras drogas. Os resultados desse estudo serão fundamentais para abordar as realidades, necessidades e desafios que os países membros da OEA enfrentam na área de redução da demanda de drogas.
A coleta de informações será feita por meio de um questionário confidencial e anônimo, que irá indagar sobre as experiências dos participantes nas últimas semanas, a fim de entender como diferentes grupos de pessoas que usam substâncias psicoativas têm sido afetados pelas restrições da atual emergência sanitária. A pesquisa é destinada a maiores de idade e deverá ser respondida de forma voluntária.
O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, destaca que “os dados provenientes dessa investigação serão de grande valia, pois ajudarão o Governo Federal a desenvolver ações baseadas em evidências científicas no enfrentamento aos problemas das drogas relacionados à pandemia de Covid-19 no Brasil”.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania
Comentários
Postar um comentário