Parceria do Ministério da Cidadania com Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fortalece Programa Educacional de Resistência às Drogas
O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. O objetivo é reforçar ações de prevenções ao uso de drogas por crianças e adolescentes participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
O plano de trabalho do acordo estabelece a contratação, junto à Imprensa Nacional, da confecção e da impressão de 570 mil cartilhas do Livro do Estudante do 5º Ano Fundamental/PROERD e respectivos certificados de formação para todos os participantes. O recurso destinado foi de R$ 700.000.
Alguns estados já foram contemplados: Maranhão (20 mil), Pernambuco (10 mil), Paraíba (10 mil), Sergipe (10 mil), Piauí (10 mil), Alagoas (10 mil) e Rio Grande do Sul (80 mil). As próximas unidades da federação a receberem são: Rio de Janeiro (80 mil), Mato Grosso (20 mil) e Pará (16 mil). A logística das entregas permanece inalterada, apesar das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.
O PROERD está presente em escolas de todo o Brasil e é desenvolvido pelas polícias militares com o objetivo de incentivar jovens a tomarem decisões saudáveis para o futuro e a desenvolverem habilidades que evitem influências relacionadas às drogas e à violência, além de promover a boa relação da PM com toda a comunidade. Valores como respeito e liderança são trabalhados por meio de atividades desportivas.
“Para nós, do Ministério da Cidadania, é uma grande satisfação colaborar com as polícias militares de todo o país para que o PROERD possa intensificar ainda mais o seu tão importante trabalho, com o objetivo de protegermos cada vez mais nossos adolescentes, nossos jovens, nossas famílias e toda a sociedade. Sigamos juntos pela construção de uma sociedade efetivamente protegida das drogas”, afirmou o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Junior.
O acordo de cooperação reafirma a união de esforços do Governo Federal junto a instituições e à sociedade para a promoção de políticas de prevenção ao uso de drogas, integrando capacidades técnicas para a difusão da Nova Política Nacional sobre Drogas, instituída pelo Decreto n. 9.761, de 11 de abril de 2019.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania
Comentários
Postar um comentário