Orientação/Sugestão - Quanto aos profissionais necessários para a gestão do Cad/PBF




A gestão municipal do Cadastro Único requer que o município tenha profissionais para a realização das seguintes atividades:
  • coleta dos dados cadastrais, realizada por meio do preenchimento e da assinatura do formulário de cadastramento;
  • inserção de dados no Aplicativo de Entrada e Manutenção de Dados do Cadastro Único, por meio da digitação dos dados do formulário;
  • transmissão de dados por meio do Aplicativo on-line;
  • processamento dos cadastros na base nacional, que compreende o recebimento e validação dos dados enviados a partir das bases municipais, com vistas ao apontamento de multiplicidades e elaboração de críticas;
  • incorporação, pelo município, do arquivo retorno e manutenção da base municipal; e
  • manutenção do ambiente físico e operacional da base.

Perfis dos profissionais para o desenvolvimento das atividades realtivas ao Cadastro Único:
Profissionais para realização do cadastramento e atualização cadastral:
  • Entrevistador: profissional com boa caligrafia e boa leitura, preferencialmente com nível médio concluído. Será responsável por preencher os formulários das famílias;4. Supervisor do CadÚnico: responsável por receber os formulários preenchidos e garantir que sejam devidamente digitados no Aplicativo de Entrada e Manutenção de Dados. Também são suas atribuições realizar a extração, transmissão, recepção e importação de arquivos e gerar e analisar os tratamentos de multiplicidade no aplicativo, repassando as atualizações necessárias aos digitadores.
  • Supervisor de campo: deve acompanhar as ações de cadastramento e atualização cadastral, conferindo os formulários preenchidos e encaminhando-os à revisão ou à digitação;
  • Assistente Social: profissional com formação em assistência social, preferencialmente servidor do poder executivo municipal. Deve coordenar a identificação das famílias que compõem o público-alvo do CadÚnico, zelando principalmente pelo cadastramento das famílias em maior situação de vulnerabilidade;
  • Supervisor do CadÚnico: responsável por receber os formulários preenchidos e garantir que sejam devidamente digitados no Aplicativo de Entrada e Manutenção de Dados. Também são suas atribuições realizar a extração, transmissão, recepção e importação de arquivos e gerar e analisar os tratamentos de multiplicidade no aplicativo, repassando as atualizações necessárias aos digitadores.

Profissionais para a administração e manutenção da base de dados:
  • Administrador de Rede: profissional com conhecimentos e experiência em tecnologia da informação.Tem por atribuição manter o ambiente físico e operacional dos clientes, servidores e impressoras, os instalando, configurando. e conectando a rede local. Deve também apoiar os usuários quanto ao uso do Sistema Operacional;
  • Administrador da base: profissional com conhecimentos e experiência em tecnologia da informação. Deve administrar o aplicativo, instalando e atualizando os clientes, os servidores, criando grupos e usuários, efetuar cópia de segurança e mantê-la em local seguro;
  • Digitador: profissional com habilidade e rapidez na digitação dos dados cadastrais, deve executar, no aplicativo, as inclusões e alterações realizadas nos formulários de cadastramento.
Dependendo da quantidade de pessoas que componham o público-alvo do Cadastro Único, o município poderá manter um profissional respondendo por mais de um perfil.

Fonte.: Dilson Santos - Técnico da SEDES

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