Bahia Acolhe reúne sociedade e governo para fortalecer rede de proteção de moradores em situação de Rua

Na semana que vem, entidades civis e órgãos públicos baianos que trabalham com população de rua estarão em Salvador para um encontro promovido pelo Programa Bahia Acolhe, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Com o tema “Tecendo redes: interconectando os serviços do estado da Bahia para a população em situação de rua”, o evento acontecerá na quinta-feira (10), das 9h às 17h, na Ação Social Arquidiocesana (ASA), no Garcia.

“O que se pretende é aproximar sociedade e gestores das diversas políticas setoriais, no sentido de construir um fluxo dinâmico de atendimento a esse público”, informa a superintendente de Assistência Social da Sedes, Angela Gonçalves. Segundo ela, a iniciativa é fundamental para a articulação da rede de proteção social que atenderá a esse segmento no Estado.

No encontro se discutirá acerca das possíveis fragilidades e potencialidades existentes na perspectiva dos prestadores dos serviços, assim como de algumas ações concretas do governo do Estado para o ano de 2012, com o objetivo de fortalecer a rede de atenção ao segmento.

A meta principal é fortalecer a rede de atenção ao segmento social, em destaque, o Programa Bahia Acolhe, o primeiro do gênero no país e que pretende reduzir em pelo menos 50% o número de pessoas em situação de rua nos próximos anos na Bahia.

O Bahia Acolhe prevê também a implantação de centros de serviço e assistência 24 horas na capital e nos maiores municípios do interior. De acordo com dados do programa, apenas em Salvador cerca de 3 mil pessoas vivem nas ruas.
Saiba mais ainda sobre o Programa Bahia Acolhe, na entrevista concedida à TV Seplan, pelo coordenador do Programa, Adauto Leite. O canal da TV Seplan está disponível no Youtube (www.youtube.com/tvseplan) e no site da Secretaria do Planejamento (
www.seplan.ba.gov.br).

Serviço:
Evento: Encontro para Articulação de Redes
Tema: Tecendo redes: interconectando os serviços do estado da Bahia para a população em situação de rua
Público alvo: Entidades civis e órgãos governamentais que trabalham e/ou podem trabalhar com a população em situação de rua.
Data: 10 de maio de 2012
Local: Ação Social Arquidiocesana (ASA), na Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia, Salvador .

Programação:

09h00 – Abertura: Mara Moraes, secretária interina de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza,; Ângela Gonçalves, Superintendente de Assistência Social; Maria Lucia Pereira, coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
10h00 – Apresentação do Programa Bahia Acolhe, ações previstas para este pelo, coordenador do Programa, Adauto Leite.
10h45 – Debate
13h30 – Oficina: os participantes se dividirão em quatro grupos distintos por serviço, para discutir sobre as suas realidades, na perspectiva de encontrar possíveis ajustes e conexões entre si.
15h45 – Apresentação e entrega da síntese produzida nas discussões .
17h30 – Encerramento
Informações pelos telefones (71) 3329 7947 / 7948 ou (71) 3115-3158 /3267.
Confirme sua participação até o dia 05/05 pelos e-mails: sas@sedesba.ba.gov.br; adautoleite@hotmail.com ou protecaosocialespecial@sedes.ba.gov.br.
Obs.: Não haverá inscrições no local, só será credenciado quem tiver feito a sua inscrição pelos e-mails disponibilizados neste texto. Será obedecida a ordem de inscrição até o limite das vagas. A confirmação das inscrições será enviada para os e-mails dos inscritos até o dia 08/05.

Comentários

Postagens mais visitadas