Ministro da Cidadania participará no Reino Unido de evento sobre educação na infância
Encontro reunirá representantes de mais de 15 países. Serão 30 especialistas, pesquisadores e empresários dedicados ao tema
Brasília/DF – Debater modelos de ensino e novas formas de aprendizado entre as crianças. O seminário internacional “How kids learn” (“Como as crianças aprendem”, em tradução livre) reunirá no Reino Unido alguns dos principais especialistas do mundo em ciências voltadas ao estudo de aprendizagem. Ao lado de profissionais renomados de países como China, Estados Unidos, Alemanha e Canadá, também integra o elenco internacional o ministro da Cidadania, Osmar Terra. O evento é promovido pela Fundação Varkey e será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Ascot, no Condado de Berkshire.
Foto : Arquivo |
Ao reunir 30 especialistas de diferentes áreas em torno do debate, a conferência internacional deve promover a troca de experiências sobre processos de aprendizado, com a finalidade de incorporar à aprendizagem infantil novas ferramentas. Na oportunidade, Osmar Terra compartilhará o seu conhecimento em políticas públicas dedicadas à primeira infância, baseadas na neurociência. “O aprendizado no início da vida é fundamental para que se construa uma sociedade com mais capacidade de agregar e fazer o desenvolvimento humano e tecnológico acontecer. Levarei a nossa experiência que hoje, em escala, é a maior do mundo na área do desenvolvimento humano, como foco nos cuidados no período mais importante, o início da vida”, afirma o ministro da Cidadania.
O presidente do Conselho de Administração da Fundação Varkey, Vikas Pota, alega que aperfeiçoar os métodos que favoreçam o aprendizado é uma questão universal e cada vez mais importante, à medida que a ciência e a tecnologia evoluem em uma velocidade exponencial. "As demandas crescentes dos sistemas educacionais atentam para a necessidade de entender melhor como as crianças aprendem. Ao reunir tantas pessoas experientes, esperamos lançar alguma luz realmente produtiva e construtiva sobre as complexidades", explica.
Criança FelizCom formação em medicina e especialização em neurociência, Osmar Terra criou o programa Criança Feliz. Alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância, a ação coordenada pelo Ministério da Cidadania é uma estratégia que consiste em orientar pais ou cuidadores a promover o desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo das crianças nos primeiros anos de vida.
Por meio de visitas domiciliares, técnicos capacitados levam informações aos familiares sobre como práticas simples do dia a dia – a exemplo da troca de olhares entre mãe e bebê, reserva de tempo para brincadeiras orientadas, leitura de contos infantis e cantiga antes de dormir – estimulam e contribuem para o desenvolvimento infantil. A ciência aponta que as conexões entre os neurônios se estabelecem em menor ou maior velocidade a partir dessas interações.
ExpansãoAo tomar posse como ministro do governo do presidente Jair Bolsonaro, um dos primeiros gestos de Osmar Terra foi ir a público garantir não só a permanência como a expansão do Criança Feliz. O programa acompanha as famílias mais pobres, compostas por gestantes e crianças, desde 2016. Uma demonstração da prioridade com que o governo vem tratando o programa é o aumento percentual de 57,4% no número de pessoas atendidas nos primeiros sete meses de 2019.
Também neste ano, o governo federal ampliou o público alvo do Criança Feliz. Uma portaria assinada em julho pelo ministro incluiu 420 mil filhos e filhas de famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Até então, só poderiam participar do Criança Feliz as que recebiam o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Reconhecimento internacionalO trabalho de vanguarda da equipe do Ministério da Cidadania e de supervisores e visitadores foi coroado em setembro de 2019 com o WISE Awards. O prestigiado prêmio da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, vinculado à Qatar Foundation, é um dos maiores do mundo e reconheceu a contribuição do Criança Feliz para lidar com os desafios globais da educação. O programa brasileiro de atenção à primeira infância competiu com mais de 480 projetos de vários países.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
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