Nesta 2ª vigência de 2012, será mantida a estratégia de comunicação com os beneficiários do Programa Bolsa Família via extrato bancário. O objetivo desta ação é auxiliar os municípios na localização das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com perfil saúde para acompanhamento das condicionalidades.
Assim, será veiculada neste mês de setembro uma mensagem com foco em todas as famílias perfil saúde. Com objetivo de chamar a atenção das gestantes para o início precoce do pré-natal, o texto sofreu uma pequena alteração em relação ao veiculado na vigência anterior:
“PROCURE O SERVIÇO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO DE SUA CASA PARA FAZER O ACOMPANHAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA. AS CRIANÇAS DEVEM PESAR, MEDIR E VACINAR. AS GESTANTES DEVEM INICIAR O PRÉ-NATAL O QUANTO ANTES.”
Esta estratégia busca também auxiliar o serviço de saúde municipal na captação precoce das gestantes para início do pré-natal, pois além de garantir à gestante o acesso à saúde em tempo oportuno, o Benefício Variável à Gestante amplia o papel do setor saúde junto ao PBF, tendo em vista que quanto antes a gestante for identificada no Sistema de Gestão do PBF na Saúde, antes ela receberá o benefício, caso esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo Programa (ver Instrução operacional Conjunta SENARC/MDS/SAS/MS nº 11, de 18 de novembro de 2011).
Esperamos que, dessa forma, os beneficiários do Programa estejam atentos ao seu direito de acesso ao serviço de saúde e que os municípios consigam localizar e acompanhar as famílias beneficiárias no que tange ao acompanhamento das condicionalidades de saúde.
Para maiores informações, acesse
www.saude.gov.br/nutricao ou envie um e-mail para
bfasaude@saude.gov.br.
Comentários
Postar um comentário