Capacitação para Implantação da Vigilância Socioassistencial


 
Carga Horária – 20H

Introdução
A Vigilância Socioassistencial deve a apoiar atividades de planejamento, organização e execução de ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços, produzindo, sistematizando e analisando informações territorializadas.

Desafios

• Implantação na gestão em todos os municípios
  Equipe técnica de referência (Conferência) – a importância dos trabalhadores
  Capacitação
  Dar mais clareza as atividades dos serviços e da gestão no que concerne a vigilância: diagnósticos socioassistencial (território de abrangência), coordenação da busca ativada, listagem, preenchimento de sistemas (RMA).
  Avançar na concepção de território e de gestão territorial – fomentar o fortalecimento de vínculo comunitário.
  Produção de dados mais delicados (principalmente no que concerne a violência e violação) – produzir dados de demanda próprios da AS.
  Infra-estrutura local (equipamento/internet) – IGDSUAS
  Fomentar a cultura da informação e do planejamento (NOB)

Capacitação

Esta capacitação visa nortear e minimizar os problemas acima, capacitando não só os Gestores Municipais como também todo o pessoal de apoio aos programas sociais, que engloba Assistência Social.

Objetivo Geral

Capacitar os gestores e técnicos municipais visando aprimorar as atuações administrativas desses servidores no desempenho das funções atinentes a gestão do Programa sociais da Assistência Social, levando-os a atuarem com mais eficácia.


Público Alvo
·        
Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores; Secretários de Assistência Social, Assistentes Sociais, Psicólogos, Representantes da Instância de Controle Social, Operador e manutenção da base de dados do Programa Bolsa Família.

Conteúdo Programático

·         A definição da avaliação e do monitoramento no âmbito do SUAS;
·         A avaliação como instrumento de medição da eficiência, efetividade, resultados,
·         impactos ou a sustentabilidade de ações e programas.
·         O monitoramento, como estratégia sistemática de produção e análise de informações com vistas em identificar situações de alerta e janelas de oportunidades;
·         Conceito de Indicar, e a sua construção
·         vigilância Social na gestão do CRAS e CREAS;
·         Capacitação sobre a vigilância Social;
·         Preenchimentos dos formulários;
·         Treinamento nos lançamentos dos dados;


Metodologia: 

Aula expositiva, com recursos multimídia sobre os mais importantes assuntos abrangidos no Vigilância Socioassistencial, uma verdadeira capacitação para tirar dúvidas.

INFORMATIZAR

IMPLANTAR SISTEMA DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL-VSA, PARA ATENDIMENTO DOS SETORES ESPECÍFICOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL(SECRETARIA, CRAS, CREAS, PLANTÃO SOCIAL, CONSELHO TUTELAR).

Instrutor:

JOSUÉ NUNES

Formado em Analise de Desenvolvimento de Sistema, Proprietário da Empresa SUTEPROS – Suporte Técnicos aos Programas Sociais, com grande conhecimento sobre o Programas Sociais, já participou de várias capacitações sobre o assunto e instrutor formado pelo MDS e Governo da Bahia. Agora procurando ajudar os municípios a nortear suas ações para juntos construirmos uma comunidade mais saudável e com baixo índice de pobreza, como é o objetivo do Programa.

                              Convites:

Agradecimentos à disponibilização de técnico na participação do Curso para Formação de Instrutor ministrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, no período de 2011.

Convidado para ministrar na XVI ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS, como instrutor na Oficina de Implantação da Vigilância Socioassistencial nos municípios, através do MDS no ano de 2014.

Municípios interessados na capacitação e Implantação do Sistema VSA - vIGILÂNCIA Socioassistencial, entre em contato logo abaixo:





Atenciosamente,

Josué Nunes da Silva

Analista de Sistemas Programas Sociais



SUTEPROS - " Aprimorando a Gestão e Disseminando o Conhecimento"
E-mail.: josbonfim@hotmail.com/josueassessoria@bol.com.br

Tel.: (74) 9195-7350/9977-8099


Postagens mais visitadas