Sedes assina convênio com entidades para construção de 27 mil cisternas no semiárido



O governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), firmou convênio com as 17 entidades do semiárido baiano, vencedoras do Edital de Seleção Pública nº 002/2012 – Cisternas de Consumo, nesta quinta (09), no auditório da Sucab. Com recursos de 41 milhões, o certame prevê a construção de 27 mil cisternas de placas, com capacidade para 16 mil litros, voltadas ao consumo humano, além da capacitação das famílias, de agentes de saúde e de pedreiros. 

A secretária Mara Moraes ressaltou o compromisso conjunto entre os governos estadual e federal para a universalização do acesso das famílias do semiárido à água. “Com nossos esforços, vamos criar uma nova forma de conviver com a seca”. Mara também fez um desafio para os representantes das entidades presentes: que eles construíssem 15 mil cisternas até dezembro deste ano. 

“Esse é um momento importante para a secretaria, pois essa iniciativa resgata a cidadania, diminui a mortalidade infantil e o índice de doenças nos adultos”, afirmou a coordenadora do Programa Cisternas, Delian Gomes. 
Para Rita de Cássia Pereira, presidente da Associação Cactus, uma das entidades que venceram o edital, o convênio é uma contribuição para o combate à pobreza, pois evita o êxodo rural e incentiva o campesinato e a produção agrícola.


ASCOM/SEDES
3115-9882

Comentários

Postagens mais visitadas