Governo Municipal certifica 400 alunos em cursos de geração de renda




Alunos do Programa Inclusão Produtiva, desenvolvido em Senhor do Bonfim pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foram certificados nesta quarta-feira (08) em uma cerimônia realizada na Câmara de Vereadores.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Aurélio Soares, da coordenadora do programa Rosanete Rufino, da assistente social Adriana Lima (que representou a secretária da Semas, Camila Machado), da ex-coordenadora do Inclusão Produtiva Maria do Socorro, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Patrícia Mangabeira, além dos instrutores dos cursos.
Os 400 alunos foram certificados, de acordo com a preferência de cada um, nos cursos profissionalizantes de Corte e Costura, Cabeleireiro, Culinária (Doces e Salgados), Manicure e Pedicure. O projeto é uma das ações pioneiras desenvolvidas pelo Governo Municipal e vem transformando o quadro social bonfinense como definiu Rosanete Rufino: “Não damos o peixe, ensinamos a pescar. Esse projeto vem mudando a vida de muitas pessoas do município”.
Mudando de vida – Severina Barbosa foi uma das beneficiárias do Inclusão Produtiva. Em um depoimento emocionado, a dona-de-casa que aprendeu a fazer doces e salgados e técnicas de Corte e Costura declarou que a renda da família melhorou significativamente após o curso. “Para quem não fazia nada, que não ganhava nada, hoje tiro 30,40 e até 50 reais por dia com salgados que faço e que meu marido vende na rua. Antes não tinha uma máquina em casa, hoje tenho três. Tenho meu negócio: costuro e recebo encomendas” – comemorou Severina.
Os instrutores – Os cursos foram ministrados nos CRAS de Tijuaçu, de Igara, do Alto da Maravilha e de Quiçé por oito profissionais: José Miguel Conceição e Magno Conceição (Cabeleireiro); Elson Monteiro (Corte e Costura);Aldeonice Maria do NascimentoNadja Emanuele e Ildeci de Jesus(Doces e Salgados); Normilza Maria Conceição e Joanne Almeida(Manicure e Pedicure).   
Representando a secretária de Assistência Social, Adriana Lima lembrou a importância dos conselhos municipais para a efetivação do projeto e reafirmou a relevância do ‘ensinar a pescar’. “Os recursos existem graças à existência dos conselhos. A proposta do governo é que o Bolsa Família seja passageiro, que o quadro [social] mude através do trabalho e que tenhamos mais projetos de geração de renda” – afirmou.
Inclusão Produtiva 2013 – Enquanto os cursistas recebiam seus certificados eram dadas as boas vindas aos novos alunos que participarão do programa em 2013. O vice-prefeito de Senhor do Bonfim Aurélio Soares fechou o evento (cujo coquetel foi preparado pelas novas profissionais da culinária bonfinense), dizendo: “O verdadeiro sentido do governo é se preocupar com aqueles que precisam e valorizar sua autoestima”.





  • Delicious
  • Orkut
  • Twitter
  • Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas