Governo divulga primeiro relatório da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do CadÚnico

Documento detalha as ações realizadas no primeiro semestre e projeta os próximos passos para aprimorar o programa e o Cadastro Único


Foto: Lyon Santos / MDS

 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou, nesta quinta-feira (01.08), o primeiro relatório semestral da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Criada em 2023, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a gestão e a fiscalização desses programas, ao garantir que os benefícios cheguem às famílias que mais precisam.
 

Apresentar esse relatório é promover a transparência e comunicar à população brasileira e, especialmente, aos gestores e técnicos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, e demais trabalhadores do SUAS, sobre os compromissos assumidos pela Rede Federal para o aprimoramento e qualificação do CadÚnico e do  Bolsa Família”, afirmou Érica de Andrade, coordenadora suplente da Rede Federal.

O documento apresenta um detalhamento das atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2024, além de projetar as ações para o segundo semestre. 

Principais destaques do relatório:

Ações realizadas: o relatório detalha as diversas ações realizadas pela Rede no primeiro semestre, como a integração de bases de dados, a criação de um sistema de denúncias unificado e a realização de auditorias.

Resultados alcançados: o documento apresenta os primeiros resultados das ações implementadas, demonstrando avanços na identificação de fraudes e na melhoria da qualidade do Cadastro Único.

Projeções para o futuro: a publicação traça um panorama das ações que serão realizadas no segundo semestre, com foco na intensificação da fiscalização, na otimização dos processos e na ampliação do acesso aos programas sociais.

A divulgação do relatório demonstra a transparência e o compromisso do governo em prestar contas à sociedade sobre as ações realizadas para fortalecer a rede de proteção social. O documento também serve como um guia para os gestores e técnicos envolvidos na implementação do Bolsa Família e do Cadastro Único e orienta sobre as melhores práticas e os desafios a serem superados. Está disponível no site do MDS e foi enviado  aos ministérios membros, às instituições parceiras da Rede, aos órgãos do controle social e representantes da gestão da pasta da assistência social.

Veja o relatório

Próximos passos

A Rede Federal de Fiscalização trabalha para garantir a eficiência e a equidade dos programas sociais. As ações previstas para o segundo semestre visam fortalecer ainda mais a fiscalização, aprimorar a gestão e ampliar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social aos benefícios. “Muita coisa já foi feita, como demonstra o relatório semestral, e tantas outras em construção, isso nos deixa entusiasmados para seguir desenvolvendo as ações da Rede e mostrando os resultados à população”, explica a coordenadora suplente da Rede Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação - MDS

Comentários

Postagens mais visitadas