CNAS, em parceria com o Ministério da Cidadania, realiza a 12ª Conferência Nacional da Assistência Social
Evento será de 15 a 18 de dezembro, com painéis presenciais e atividades virtuais transmitidas via Youtube
Foto: Matheus Bacelar/ Min. Cidadania |
O Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), realiza a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social entre 15 e 18 de dezembro. No primeiro dia, a partir das 9h30, haverá uma solenidade de abertura e um ato em comemoração aos 28 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), no Centro de Convenções ParlaMundi, da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília.
"A 12ª Conferência Nacional de Assistência Social é um esforço coletivo, fruto de muitos debates em todo território brasileiro. Precisamos debater sobre a política de assistência social para aprimorá-la e garantir recursos públicos, para assegurá-la como uma política de Estado", enfatizou o presidente do CNAS, Miguel Ângelo Oliveira.
“A Conferência é um importante espaço de deliberações, com representatividade e pluralidade importantes para a formulação de políticas públicas cada vez mais robustas na assistência social. O SUAS tem mostrado na sua capilaridade, na sua maneira estruturada, no seu fortalecimento com a sociedade, que a gente está construindo um país mais inclusivo e menos desigual”, destacou o ministro da Cidadania, João Roma.
O encontro será exclusivamente virtual e tem por objetivo avaliar a política de assistência social e deliberar sobre o futuro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os participantes inscritos poderão acessar a programação por meio da plataforma da 12ª Conferência Nacional. Os interessados em participar que não conseguiram realizar a inscrição como observador poderão acompanhar o evento por meio do canal do CNAS no Youtube.
Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’, a Conferência deve ter cerca de 2.200 participantes, entre membros do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), delegados de todas as Unidades da Federação, observadores, convidados, palestrantes e especialistas. A programação prevê painéis, apresentações culturais, palestras e debates nos quatro dias de atividades.
“As conferências de assistência social asseguram o caráter democrático e participativo da política pública, com o diálogo entre governo e sociedade civil nas diferentes esferas”, afirmou a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa.
As deliberações feitas durante a Conferência definirão os rumos do SUAS para os próximos anos. “Esperamos que o processo conferencial traga elementos para avanços na atuação da política de assistência social para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade, destacando situações de calamidade e emergência social e visando à proteção da população brasileira”, completou Maria Yvelônia Barbosa.
A rede de atendimento do SUAS tem o objetivo de garantir a proteção social aos cidadãos, o apoio a jovens, famílias, idosos, pessoas com deficiência, indivíduos que vivenciam vulnerabilidades sociais ou que tiveram direitos violados, ou ainda em situação de risco/abandono.
Por meio das unidades do SUAS, como Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), os cidadãos têm acesso a benefícios e programas do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio Inclusão.
Veja aqui outras informações sobre a conferência.
Serviço
Abertura da 12ª Conferência Nacional da Assistência Social
Data: 15.12.2021 (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: Centro de Convenções ParlaMundi da Legião da Boa Vontade (LBV)
Endereço: Setor Grandes Áreas Sul – SGAS I - Centro, Brasília – DF
Credenciamento da imprensa: imprensa@cidadania.gov.br
Comentários
Postar um comentário