ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES – 06 de Fevereiro de 2019






Desenvolvimento Social estuda parceria com Sebrae para incluir famílias de baixa renda

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Objetivo é criar oportunidades para geração de emprego e renda a famílias e jovens em situação de vulnerabilidade social
Publicado em 05/02/2019 18h31

Brasília - O secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, se reuniu nesta terça-feira (5), em Brasília, com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para dar continuidade e ampliar parcerias para inclusão produtiva de famílias de baixa renda em todo o país. O objetivo, segundo o secretário, é proporcionar geração de renda e acesso ao mercado de trabalho, com ações em diversas áreas.
Atualmente, o Plano Progredir já conta com o apoio do órgão com cursos de capacitação profissional voltado para pessoas que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais. Outros programas – como Fomento Rural, Cisternas, de Aquisição de Alimentos, Bolsa Família e Criança Feliz - foram detalhados para os técnicos do Sebrae para que ações conjuntas possam ser desenvolvidas nos próximos meses.
Após conhecer as ações desenvolvidas pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, o diretor técnico do Sebrae nacional, Vinícius Lages, ressaltou que a parceria é um grande desafio.
“Dentro de uma política de desenvolvimento social, de desenvolvimento cidadão, devemos juntar a qualificação profissional e empreendedora com a oportunidade de ampliar acessos a políticas e aos instrumentos de desenvolvimento humano, para que possamos ter um Brasil menos desigual, mais produtivo e mais inclusivo.

Lelo Coimbra toma posse como secretário especial do Desenvolvimento Social
POLÍTICAS SOCIAIS
Ex-parlamentar ocupará o cargo no Ministério da Cidadania e ficará responsável por programas como Bolsa Família, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Criança Feliz
Publicado em 05/02/2019 18h04
Brasília – O médico e ex-deputado federal Lelo Coimbra tomou posse como secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania nesta terça-feira (5), em Brasília (DF). À frente da pasta, ele será responsável por programas como Bolsa Família, Criança Feliz, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Fomento Rural, além de assuntos ligados à assistência social.
Lelo Coimbra destaca que utilizará sua experiência na gestão para aperfeiçoar as políticas públicas. “É um desafio na busca de incluir aqueles que não têm oportunidades no nosso país. Temos a responsabilidade de, para cada família que faz parte do Bolsa  Família, fazer com que os seus filhos jovens, adultos, tenham a oportunidade de mudar a história de suas famílias e construir uma nova história para o Brasil”, afirmou. Entre as prioridades, além da inclusão produtiva das famílias, o secretário especial destacou o pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família e a atenção à primeira infância.

Eduardo Queiroz assume secretaria de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania
NOVO SECRETÁRIO
Ex-diretor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Queiroz tem larga experiência na área. Publicado em 05/02/2019 11h48
Brasília – O administrador de empresas Eduardo Queiroz será o novo secretário de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania. Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy SchoolofGovernment (EUA), Queiroz tem larga experiência em finanças e promoção do desenvolvimento humano.
O novo secretário é especialista em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Queiroz iniciou a carreira em bancos de investimentos, onde atuou por mais de uma década. Na área da promoção social, ele esteve à frente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal por sete anos. A instituição se dedica ao desenvolvimento na primeira infância.
O administrador atuou ainda como assessor especial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e como diretor-executivo da United Way Brasil e da OutwardBound México – parte de uma rede mundial de escolas de Aprendizagem Experiencial ao Ar Livre.

Geral
Governador Rui Costa destaca a requalificação do Parque do Queimado, durante discurso na Assembleia Legislativa.
05/02/2019 11:02

Na tarde desta segunda-feira (4), o governador Rui Costa esteve na Assembleia Legislativa da Bahia, onde fez a abertura da 1ª sessão do ano. Durante o discurso, Rui Costa destacou a requalificação do Parque do Queimado, a nova sede do Programa Neojiba, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Para o governador, o Programa é integrante de múltiplas políticas públicas desenvolvidas com o objetivo de oferecer oportunidades para jovens em vulnerabilidade social. “O Neojiba tem aberto portas para carreiras internacionais de novos músicos oriundos de comunidades muito humildes e vulneráveis”, destacou.

Ainda durante seu pronunciamento, chamou atenção para a necessidade de melhoria do tecido social, tornando mais permeável, onde convivência entre os diferentes modos de vida e das diferentes pessoas ocorra de maneira natural, espontânea e tolerante.

Temas como educação, saúde, segurança pública, economia, meio ambiente e mobilidade urbana também foram destaque. Ao tempo em que reafirmou o seu compromisso com a Bahia.

Direitos Humanos
Alunos do Projeto Semente de Ciência realizam Mutirão Digital em Salvador
05/02/2019 11:02

Os alunos da 4ª edição do Projeto Semente de Ciência, sediado no bairro de São João do Cabrito, subúrbio ferroviário de Salvador, estão realizando um Mutirão Digital nas comunidades do Boiadeiro e adjacências, ofertando serviços de manutenção preventiva, formatação e manutenção corretiva de microcomputadores e notebooks. A ação tem como objetivo promover atividades práticas para os jovens das turmas do curso profissionalizante de Help Desk, que contará com suporte e supervisão dos professores durante a atividade. 

Mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível, os moradores já começaram a ter acesso aos serviços, que começou na última segunda-feira (4) e segue até a próxima quinta-feira (7), no Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), de 08h às 11h e de 13h às 16h. 

De iniciativa da Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Coordenação de Juventude, o Semente de Ciência visa garantir um processo de desenvolvimento social, através da qualificação profissional, para jovens de Salvador que residem em comunidades socialmente vulneráveis. 


Sistema de Justiça no SUAS e Revisão da Resolução 237 são alguns dos temas das Comissões temáticas do CNAS
05/02/2019 15:31

As Comissões Temáticas do Conselho Nacional de Assistência Social estão reunidas nesta terça-feira,5, em Brasília.  A Comissão de Política da Assistência Social discutiu sobre o Sistema de Justiça no Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Foi convidada para contribuir na discussão a Ex-Secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, atualmente Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão do Ministério Público do Paraná. Os conselheiros e a convidada falaram sobre a importância de construir um diálogo com o Sistema Judiciário para que as medidas de proteção sejam pensadas conjuntamente para atendimentos mais eficazes aos usuários.
Também foram definidas algumas estratégias para esse trabalho conjunto do SUAS com a Justiça. Os encaminhamentos serão apreciados na Plenária do CNAS, durante a 272ª Reunião Ordinária, na quarta-feira, 7, conforme pauta divulgada pelo Conselho.
As Comissões de Normas – CN e de Acompanhamento aos Conselhos – CAC se reuniram separadamente no período da manhã, a CN tratou sobre a apresentação do relatório sobre o processo de Certificação das Entidades de Assistência Social de 2018 (trimestral e anual), pelo Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS e a CAC definiu os responsáveis e prazos para as ações do seu  Plano de Ação.
Na Comissão de Financiamento e Orçamento da Assistência Social continuam as discussões sobre a Lei Orçamentária Anual - LOA 2019 e houve a apresentação do Relatório Final de Execução Orçamentária e Financeira do exercício 2018 pelo Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS. Na quarta-feira o assunto será levado para apreciação da plenária, assim como  o relato do debate sobre a revisão da Resolução 237.
A pauta do CNAS é proposta pela Presidência Ampliada, aprovada na plenária do mês anterior e publicada no Diário Oficial da União com 5 (cinco) dias de antecedência à realização da reunião ordinária.  Em casos de urgência ou de relevância, a Plenária do CNAS poderá durante a reunião alterar a sua pauta.

Comentários

Postagens mais visitadas