PROGRAMA FORMAÇÃO DE CONSULTORES EM PROGRAMAS SOCIAIS
Prezados e prezadas,
O
SUTEPROS acaba de lançar o
curso para FORMAÇÃO DE CONSULTORES EM PROGRAMAS SOCIAIS no âmbito dos
programas sociais. O curso de 40 horas será
presencial e, também, à distância. Seu objetivo será o de formar
profissionais com capacidade suficiente para dar suporte aos diversos
municípios brasileiros que trabalham com o CadÚnico,
Programa Bolsa Família e com o SUAS de uma forma geral. A partir da
criação de estratégias próprias - tendo como referencial as questões de
fundo do Cad/PBF -, ensinaremos como fazer um plano de negócio que
prime pela qualidade, conhecimento e, principalmente, pela oportunidade.
Esse
curso tem o propósito abrir um novo caminho e uma nova perspectiva que é
treinar as pessoas para
atender a demanda que será grande após as eleições municipais de 2016 e
também a outras demandas. Sabemos
disso porque, em 2012, nas “urnas”, o Estado da Bahia fez 276 novos
gestores
municipais sendo que, dos 417, um total de 328 municípios trocaram quase
toda sua equipe
técnica. E quando falamos de, “quase toda” a equipe técnica é que, em
alguns casos, os concursados foram remanejados para outras áreas. Bom,
não sabemos qual foi o motivo, porém, em alguns casos isso é comum
quando há troca de gestor no município.
Via
de regra, quando há troca de profissionais, os novos contratados têm de
ser capacitados para aprender na emergência de assumir os projetos que
estão em cursos. E, no caso do ano de 2012, a
demanda foi maior do que a oferta sendo que o Estado não deu conta de
capacitar tanta gente em tão pouco tempo. Outro
problema ocorrido é que as pessoas que já trabalhavam com Consultorai
estavam preparadas para trabalhar apenas o básico
quando, na verdade, se faz necessário compreender todas as “questões de
fundo”
do social e utilizar as ferramentas de gestão para avaliar e criar
estratégias que melhorem e capacitem as pessoas dos municípios.
Alguns desses problemas foram, por exemplo: como e porque um benefício é cancelado e como
manusear SIBEC, SICON, SIGPBF e FOLHA? como trabalhar interligado com o SICON para
a realização de parceria com os CRAS e os CREAS? como se realizar uma busca
ativa (estratégia de ação coordenada) potencializado o trabalho na assistência
haja vista que os recursos são poucos? como elaborar um plano de ação a partir
de um marco lógico ou mapa mental que agilize as atividades de gestão do Cad/PBF
e que melhore os índices municipais trabalhando ao mesmo tempo com o IGD, com
as Famílias Tradicionais e com as políticas dos governos em curso? Como montar
um farol sistêmico que possibilite ao municípios acompanhar todas as ações
sociais do SUAS?
Enfim,
são várias as atividades
que o município necessita realizar diariamente, principalmente, para
manter sua
equipe capacitada e com foco na gestão de processos. Dessa forma a
equipe precisa de
uma consultoria especializada ou de profissionais especializado. Caso
isso não
aconteça ou a gestão municipal perde o norte ou perde recursos. O
problema
maior é ver famílias com benefícios cancelados ou deixando de ser
assistidas pela ausência de conhecimento que vocês poderão dar.
Informamos,
ainda, que
criamos um curso pensando nesse cenário e à altura de quem quer ser um
profissional de renome nacional.
Temos experiência para isso já que elaboramos um sistema que foi
premiado pelo MDS e também já elaboramos projetos para os Ministérios
que coaduna com as várias políticas públicas dos governos como ATER,
PAA, PNAE, etc. Agora só falta você participar do curso e se esforçar
para replicar o conhecimento adquirido, ser contratado e ser remunerado
conforme dedicação que cabe à sua pessoa.
Diante de todo esse contexto queremos lembrar que empreender é
acima de tudo uma atitude
de alguém que preza a sua independência e realização
pessoal. Detectar uma oportunidade e possuir o conhecimento, criatividade e iniciativa para,
isoladamente ou em conjunto, enfrentar a incerteza e transformar essa
oportunidade em criação de valor, são as características fundamentais de um empreendedor.
Por fim, queremos que você aprenda a detectar uma oportunidade de negócio, depois aprenda a evolui para um conceito ao qual associa
um modelo de negócio que tem por base a venda de um produto ou de um serviço e depois,crie elementos através de ferramentas específicas, distintas e complementares, que atenda à necessidade do município.
Acesse o formulário e faça sua pré-inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1KxgZGVq5rOzEOMw1jfe3fc2cE4aC8F6b7X-Y1uulqeg/viewform
Josué Nunes da Silva
Analista de Sistemas Programas Sociais
SUTEPROS - " Aprimorando a Gestão e Disseminando o Conhecimento"
E-mail.: josbonfim@hotmail.com/josueassessoria@bol.com.br
E-mail.: josbonfim@hotmail.com/josueassessoria@bol.com.br
Tel.: /9977-8099