PROGRAMA FORMAÇÃO DE CONSULTORES EM PROGRAMAS SOCIAIS


Prezados e prezadas,

O SUTEPROS acaba de lançar o curso para FORMAÇÃO DE CONSULTORES EM PROGRAMAS SOCIAIS no âmbito dos programas sociais. O curso de 40 horas será presencial e, também, à distância. Seu objetivo será o de formar profissionais com capacidade suficiente para dar suporte aos diversos municípios brasileiros que trabalham com o CadÚnico, Programa Bolsa Família e com o SUAS de uma forma geral. A partir da criação de estratégias próprias -  tendo como referencial as questões de fundo do Cad/PBF -, ensinaremos como fazer um plano de negócio que prime pela qualidade, conhecimento e, principalmente, pela oportunidade.

Esse curso tem o propósito abrir um novo caminho e uma nova perspectiva que é treinar as pessoas para atender a demanda que será grande após as eleições municipais de 2016 e também a outras demandas. Sabemos disso porque, em 2012, nas “urnas”, o Estado da Bahia fez 276 novos gestores municipais sendo que, dos 417, um total de 328 municípios trocaram quase toda sua equipe técnica. E quando falamos de, “quase toda” a equipe técnica é que, em alguns casos, os concursados foram remanejados para outras áreas. Bom, não sabemos qual foi o motivo, porém, em alguns casos isso é comum quando há troca de gestor no município.

Via de regra, quando há troca de profissionais, os novos contratados têm de ser capacitados para aprender na emergência de assumir os projetos que estão em cursos. E, no caso do ano de 2012, a demanda foi maior do que a oferta sendo que o Estado não deu conta de capacitar tanta gente em tão pouco tempo.  Outro problema ocorrido é que as pessoas que já trabalhavam com Consultorai estavam preparadas para trabalhar apenas o básico quando, na verdade, se faz necessário compreender todas as “questões de fundo” do social e utilizar as ferramentas de gestão para avaliar e criar estratégias que melhorem e capacitem as pessoas dos municípios.

Alguns desses problemas foram, por exemplo: como e porque um benefício é cancelado e como manusear SIBEC, SICON, SIGPBF e FOLHA? como trabalhar interligado com o SICON para a realização de parceria com os CRAS e os CREAS? como se realizar uma busca ativa (estratégia de ação coordenada) potencializado o trabalho na assistência haja vista que os recursos são poucos? como elaborar um plano de ação a partir de um marco lógico ou mapa mental que agilize as atividades de gestão do Cad/PBF e que melhore os índices municipais trabalhando ao mesmo tempo com o IGD, com as Famílias Tradicionais e com as políticas dos governos em curso? Como montar um farol sistêmico que possibilite ao municípios acompanhar todas as ações sociais do SUAS?

Enfim, são várias as atividades que o município necessita realizar diariamente, principalmente, para manter sua equipe capacitada e com foco na gestão de processos. Dessa forma a equipe precisa de uma consultoria especializada ou de profissionais especializado. Caso isso não aconteça ou a gestão municipal perde o norte ou perde recursos. O problema maior é ver famílias com benefícios cancelados ou deixando de ser assistidas pela ausência de conhecimento que vocês poderão dar.

Informamos, ainda, que criamos um curso pensando nesse cenário e à altura de quem quer ser um profissional de renome nacional. Temos experiência para isso já que elaboramos um sistema que foi premiado pelo MDS e também já elaboramos projetos para os Ministérios que coaduna com as várias políticas públicas dos governos como ATER, PAA, PNAE, etc.  Agora só falta você participar do curso e se esforçar para replicar o conhecimento adquirido, ser contratado e ser remunerado conforme dedicação que cabe à sua pessoa.

Diante de todo esse contexto queremos lembrar que empreender é acima de tudo uma atitude de alguém que preza a sua independência e realização pessoal. Detectar uma oportunidade e possuir o conhecimento, criatividade e iniciativa para, isoladamente ou em conjunto, enfrentar a incerteza e transformar essa oportunidade em criação de valor, são as características fundamentais de um empreendedor.

Por fim, queremos que você aprenda a detectar uma oportunidade de negócio, depois aprenda a evolui para um conceito ao qual associa um modelo de negócio que tem por base a venda de um produto ou de um serviço e depois,crie elementos através de ferramentas específicas, distintas e complementares, que atenda à necessidade do município.



Josué Nunes da Silva
Analista de Sistemas Programas Sociais

SUTEPROS - " Aprimorando a Gestão e Disseminando o Conhecimento"
E-mail.: josbonfim@hotmail.com/josueassessoria@bol.com.br

 Tel.: /9977-8099

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