PREFEITURA DE ENTRE RIOS LANÇA OFICIALMENTE CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO

Nesta quinta-feira, (27/11), estiveram reunidos na Câmara de Vereadores, profissionaisda Assistência Social, Saúde e Educação para tomarem conhecimento de como se dará todo o processo da campanha do Cadastro Único no município de Entre Rios. Esse cadastro é fundamental para a população participar dos programas sociais do Governo Federal.
O Consultor Social, Josué Nunes, foi o responsável pela palestra e ratificou que este é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permite conhecer a realidade socioeconômica, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.
Qual deve ser a frequência da atualização cadastral?
A atualização cadastral é um processo contínuo, já que os dados da população se alteram com rapidez. Ela deve ser feita:
- Sempre que houver qualquer alteração nos dados das famílias, especialmente quanto à composição familiar, endereço ou renda;
- Ou no prazo máximo de 24 meses contados da data da última entrevista.
Alguns exemplos:
- Nascimento de uma criança - Implica alteração na despesa da família
- Mudança de endereço - Implica alteração nas características do domicílio
- Mudança de trabalho - Implica alteração nos rendimentos e muitas vezes nas despesas da família.
Em breve será divulgado os locais de cadastramento!





Comentários

Postagens mais visitadas