Edição nº 69 - 03/04/2014
Como utilizar a ferramenta “Vincular famílias ao EAS” no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde
No início da vigência, recomenda-se que o município utilize as ferramentas disponíveis no sistema para gestão das informações (como, por exemplo, gerenciadores e vincular famílias ao EAS) antes de imprimir os mapas de acompanhamento.
Na barra da esquerda, a opção “Vincular famílias ao EAS” possibilita estabelecer uma ligação entre as famílias e os estabelecimentos de saúde. A pesquisa para vincular as famílias pode ser feita por três formas diferentes: “Pesquisa por Família”, “Pesquisa por Bairro” e “Pesquisa por Estabelecimento de Saúde”, descritos abaixo.
- Pesquisa por Família - Essa opção geralmente é utilizada para vincular um pequeno número de famílias, pois a busca é feita uma única família por vez. Para realizar a busca, basta digitar o NIS de um dos integrantes da família e clicar em “Pesquisar”. Na tela de pesquisa da família, selecione o EAS e, se for o caso, selecione também a Área/Micro Área/Profissional, e confirme a alteração em “Vincular”.
- Pesquisar por Bairro – Recomenda-se a utilização dessa opção para vincular ao EAS um maior número de famílias de acompanhamento obrigatório não vinculadas. Para realizar a busca, selecione o bairro e verifique as outras opções de seleção: “Famílias não vinculadas EAS” e “Famílias não vinculadas Área/Micro Área/Profissional”. Selecione a opção:
“Famílias não vinculadas EAS”: para pesquisar somente
famílias que ainda não estão vinculadas a nenhum EAS e que residem no
bairro selecionado. Na tela de pesquisa do bairro, será apresentada uma
relação das famílias, primeiramente selecione o EAS de destino e, em
seguida, as famílias que serão vinculadas e clique em “Vincular”.
“Famílias não vinculadas Área/Micro Área/Profissional”: para pesquisar somente famílias que ainda não estão vinculadas a nenhum Área/Micro Área/Profissional e que residem no bairro selecionado.
- Pesquisa por Estabelecimento de Atenção a Saúde –
Esta opção é utilizada para transferir as famílias de um EAS para outro
EAS do mesmo município. Para pesquisar, selecione o EAS e clique em
“Pesquisar”. Na tela de pesquisa, será apresentada uma relação das
famílias do EAS selecionado, primeiramente selecione o EAS de destino e,
em seguida, as famílias que serão transferidas para o EAS de destino e
clique em “Vincular”.
“Famílias não vinculadas Área/Micro Área/Profissional”: para pesquisar somente famílias que ainda não estão vinculadas a nenhum Área/Micro Área/Profissional e que residem no bairro selecionado.
ATENÇÃO! Caso o município utilize o Mapa de Acompanhamento por Estabelecimento de Atenção à Saúde é importante realizar a vinculação das famílias ao EAS antes de proceder à impressão dos mapas, a fim de garantir o acompanhamento de todas as famílias beneficiárias de acompanhamento obrigatório na saúde. Nesse sentido, ressalta-se que tal vinculação apenas pode ser feita nas opções “Pesquisa por Família” e “Pesquisa por Bairro”. |
Destaca-se, por fim, que a família somente perde o vínculo ao EAS quando ocorre alteração no código do IBGE no Cadastro Único, ou seja, quando a família muda de município, e o atualiza.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.
Comentários
Postar um comentário