RESUMO DA TELECONFERÊNCIA

Teleconferência debate reordenamento de serviços de acolhimento‏

Telma Maranho Gomes, diretora de Proteção Social Especial; Niusarete Margarida de Lima, coordenadora geral substituta de Acolhimento; e Raquel Carvalho Pinheiro, assessora de Acolhimento.

Reordenamento do serviço, de acolhimento para crianças e adolescentes para  o pac1 além de ser atendidas crianças e adolescente também mulher em situação de violência, 90ª 500 aumentado , novo confirnamento federal pode aderir,o portal disponível que o município deve seguir. 

Pisos para ofertar os serviços no valor de até 5000 mil reais o município para garantir a qualidades dos serviços prestados. 

O reordenamento serve para organizar os serviços no máximo de 20 pessoas    e implantar outros serviços , caso o município ainda não tenha , e vai ter uma expansão de 600 a 1000 no Norte e Nordeste pois o índice e baixo com  isso vai precisar de pessoas e equipes adequadas para os serviços, e vem técnicos dos estados para uma capacitação e os municípios devem investir .

O gestor tem que ter uma equipe que responda como referencia ,uma  missão para  tá acompanhando reordenamento , as vezes não passa nada para a gestão ,tem que observar se há vagas aonde fica mais perto ou lugar adequado  para acolhimento dessas crianças e também saber se elas tão indo a escola, teve haver um planejamento para da certo.

Raquel Carvalho Pinheiro, assessora de Acolhimento. Entidades que ofertam esses acolhimentos , estratégias , metas prazos etc. para que funcione esses acolhimento e necessário que as redes privadas , conselho tutelar , conselho de justiça possa ter esse compromisso.

Nas dimensões física,  recursos humanos tem que ter pessoas adequadas para esse trabalho organizados no município, a maioria possuem famílias e mesmo assim são acolhidas sabemos que as equipes e as famílias da criança e do adolescente deve andar em conjunto não importa  que essas famílias e do cras  da casa do  acolhimento, se tem violência temos um pensamento e uma visão em conjunto e com isso avança e tem êxito.

O cras e creas como os demais politicas publicas para que esses filhos sejam integrados novamente a essas famílias e preciso continuar  unidos e  que  a equipe de referencia possa estar junto as famílias para mero encaminhamento dessas famílias aos serviços de acolhimento .

Com isso estreitar os fluxos , encaminhamento sem se quer passar pelo assistência social , o fluxo por sua vez é um beneficio , tem relatórios com isso tem que definir melhor , junto ao conselho de justiça.

Telma Maranho Gomes, diretora de Proteção Social Especial , quantidade de criança e que envolve esse trabalho em rede gestor , secretario etc.

Repasse: Niusarete Margarida de Lima, coordenadora geral substituta de Acolhimento processo de expansão gestores municipais . conselho nacional de assistência social ,confinanciar e ampliar no norte e nordeste para oferecer esses serviços de acolhimento para isso e necessário que o gestor entre com sua senha de acesso , o aceite e até o dia 24 de março.

O gestor vai definir quais os serviços que serão feito de acordo com as necessidades , pode reordenar ou colocar novos e com isso evita que outro município pegue crianças para o seu município.

Todos devem fazer om termo de aceite , idoso , pessoas com deficiência etc, se não fazer o aceite ai fica difícil o repasse , e preciso que o gestor honre esse acolhimento e considerado assim pois estamos oferecendo esses serviços aquilo que não são adequado o gestor tem até 2017 para tentar consertar e melhorar esses serviços e possa alcançar um êxito nessa nova tarefa.


1) O município vizinho tem que aceitar crianças de outro município?

 O município não e obrigado aceitar , mais entre em contato com o estado para que possa implantar os serviços em seu município.

2)Termo de aceite:

Tem que entrar no site do mds, tem um painel aonde todas explicações tem que ser o gestor.
Confirnamento atender 15 criancas para outras instancia em até 2017.
Ainda não pode pagar equipamentos , estamos esperando esse confirnamento.
Aceite parcial 20 vagas o município são aceita 10vagas, e importante o gestor tem que pensar o que deve ser feito , no seu município antes de pedir o termo de aceite.
Tem que aprovar uma uma nova lei. 

109 estabelece todos os serviços , fora isso são os critérios que estão no painel.

Celia (Petrolina) o município tanto pode e com outras entidades normativas com recursos do próprio município ou da união.

Em geral pac1 o valor de acordo que a capacidade de cada município.


Comentários

Postagens mais visitadas