Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância oferece sete cursos a visitadores e supervisores do Criança Feliz
Temas abordam atenção às gestantes, violência contra a mulher e na primeira infância, atendimento a comunidades e povos tradicionais, entre outros. As aulas são gratuitas
Foto: Helano Stuckert/Min. Cidadania
A Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI) do Ministério da Cidadania está com inscrições abertas para sete cursos voltados a visitadores, supervisores e multiplicadores do Programa Criança Feliz (PCF). Os temas são variados, abordando desde a atenção às gestantes e às crianças na primeira infância até o atendimento a comunidades e povos tradicionais.
Todas as aulas são gratuitas e a distância. Quem concluir os cursos receberá um certificado. As inscrições vão até o dia 15 de dezembro.
Confira abaixo os detalhes de cada curso:
1. Atenção às gestantes
Objetivo: Sensibilizar o profissional do Criança Feliz (visitadores, supervisores e multiplicadores) sobre como apoiar a mãe durante a gestação, com acolhimento e empatia.
Carga horária: 6 horas
2. Corresponsabilidade de cuidados
Objetivo: Mostrar a visitadores, supervisores e multiplicadores do Criança Feliz como a responsabilidade de cuidar de si e do próximo não diz respeito somente às mulheres, mas também aos homens, a toda a sociedade e aos agentes públicos.
Carga horária: 6 horas
3. Violência contra a mulher
Objetivo: Dar condições para que visitadores, supervisores e multiplicadores do Criança Feliz consigam reconhecer se uma mulher vive em uma situação de violência dentro de casa e como é possível apoiá-la no seu enfrentamento e na busca por proteção.
Carga horária: 6 horas
4. Atendimento a comunidades e povos tradicionais
Objetivo: Apresentar povos e comunidades tradicionais a equipes de referência do Criança Feliz, e construir pontes entre os objetivos do programa e a realidade cotidiana dos grupos atendidos, compreendendo assim as múltiplas dimensões das infâncias brasileiras.
Carga horária: 6 horas
*Único curso sem prazo máximo para inscrição
5. O Programa Criança Feliz e as diversidades das infâncias brasileiras
Objetivo: Ampliar o conhecimento das equipes de todas as esferas públicas que trabalham com o Programa Criança Feliz acerca das diversidades das infâncias e famílias brasileiras e da importância das políticas sociais para a promoção dos direitos das crianças. Curso destinado a gestores de assistência social, coordenadores de CRAS, técnicos do Programa Criança Feliz, cuidadores, orientadores ou educadores sociais.
Carga horária: 24 horas
6. Ferramentas para a prevenção e o enfrentamento à violência contra crianças na Primeira Infância
Objetivo: Conhecer o papel do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) como equipamentos/ferramentas na prevenção e orientação diante de casos de violências contra crianças na primeira infância. Entender o papel do Conselho Tutelar, dos supervisores e visitadores do Criança Feliz, do Ministério Público e do Poder Judiciário, além dos fluxos de atendimento e os mecanismos de denúncia.
Carga horária: 20 horas
7. Contextualização da violência na Primeira Infância
Objetivo: Breve trajetória sobre as políticas voltadas às crianças na primeira infância no Brasil e no mundo. Diretrizes da política de atendimento, tipos de violências praticadas e consequências para o desenvolvimento integral da criança na primeira infância. Papel dos diversos atores sociais na identificação e prevenção de casos.
Carga horária: 20 horas
Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania
Comentários
Postar um comentário