BPC atinge 98% de inclusão no Cadastro Único

 

Em 2020, a Secretaria Nacional de Assistência Social alcançou uma marca histórica no que se refere à inclusão dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único. Naquela ocasião, mais de 93% do público do BPC estava cadastrado.

Porém, mesmo diante de tamanho desafio, que era alcançar aquelas pessoas que ainda estavam fora do Cadastro mesmo com a obrigatoriedade da inclusão cadastral desde 2016, graças ao esforço dos técnicos e dos gestores da Assistência Social de todo o país essa marca foi superada: hoje, 98% dos beneficiários do BPC estão incluídos no Cadastro Único, o que representa mais de 4,6 milhões de pessoas.

Nessa jornada, em que definitivamente todos se esforçaram e merecem ser reconhecidos, alguns Estados se destacaram, tendo atingido os maiores índices de inclusão cadastral. São eles: Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco.

Estar incluído no Cadastro possibilita que os gestores conheçam a realidade concreta de vida das famílias que têm entre seus membros beneficiários do BPC, como suas condições de moradia, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outros aspectos.

Assim, com os elementos extraídos do Cadastro Único, pode-se realizar um diagnóstico completo das famílias com beneficiários do BPC residentes no território, planejando, desse modo, a realização de ações para atendimento das necessidades mais imediatas desse público, que irão demandar, para sua execução, não somente o conjunto de ofertas da rede socioassistencial, mas também de políticas intersetoriais.

É fundamental que reafirmemos a importância do trabalho dos gestores e dos técnicos da Assistência Social para a concretização desse novo marco histórico na inclusão cadastral daqueles que recebem o BPC. Sem dúvida, esses atores foram protagonistas de mais uma conquista para o SUAS!

Fonte:Blog da Rede SUAS

Comentários

Postagens mais visitadas