Informe - Pessoas com deficiência beneficiárias do BPC são incluídas como público prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

 


O Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no Brasil, incluiu os beneficiários com deficiência do BPC como público prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A Assistência Social tem papel fundamental na articulação dessa ação.  

Neste mês de maio, foram definidas as orientações da vacinação para grupos de pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Entre o público elegível estão 1,6 milhão de beneficiários com deficiência do BPC entre 18 e 59 anos.

A vacinação foi dividida em duas etapas, priorizando a população de acordo com a idade e o maior risco de gravidade e óbito. Os beneficiários com deficiência do BPC serão vacinados com os seguintes critérios:

Fase 1:  De acordo com o número de doses disponibilizadas: Beneficiários entre de 55 a 59 anos;

Fase 2: Por faixa etária: beneficiários de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

As Secretarias Estaduais e Municipais de Assistência Social devem sensibilizar e mobilizar o público para o agendamento da vacinação nos territórios. Além disso, é imprescindível a articulação com as respectivas Secretarias de Saúde para o fornecimento da lista nominal dos beneficiários.

Ressalta-se que o Ministério da Cidadania disponibiliza, para gestores e técnicos da Assistência Social, a listagem atualizada e identificada de beneficiários do BPC por meio do Registro Mensal de Atendimento – RMA.

Para maiores informações sobre a Campanha de vacinação contra a Covid-19, acesse o site do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br

Fonte : Blog da Rede SUAS

Comentários

Postagens mais visitadas