ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES NO SUAS – 24 de Janeiro de 2019



Ministro da Cidadania defende o fortalecimento de pesquisas sobre síndromes raras
SAÚDE
Osmar Terra participou de fórum de discussão com a sociedade civil e o governo federal, em Brasília
Publicado em 23/01/2019 18h27

Brasília - O ministro da Cidadania, Osmar Terra, defendeu o fortalecimento de pesquisas sobre doenças e síndromes raras e propôs ações em conjunto com outros ministérios para melhorar a qualidade de vida dos portadores.
Segundo Terra, parte da população não tem condições de custear tratamentos caros. Uma parceria interministerial poderia encontrar soluções. As informações também forneceriam subsídios ao poder público para o implemento de projetos de base científica, como o Criança Feliz, que promove o acompanhamento e o estímulo para o desenvolvimento adequado das crianças nos primeiros anos de vida.
No encontro foram apresentadas as demandas de pessoas com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), Síndrome cri-du-chat, Epidermólisebolhosa, Amiotrofia Muscular Espinhal (AME), Síndrome de Angelman e Polineuropatia.

Criança Feliz avança e será fortalecido pelo Ministério da Cidadania

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Considerado o maior programa do mundo na área da primeira infância, a iniciativa já chega a quase 500 mil pessoas em todo o Brasil.

Publicado em 23/01/2019 14h24



Brasília - O Criança Feliz - programa do governo federal dedicado ao desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida - já atende 474 mil pessoas em 2,4 mil municípios, totalizando 10,7 milhões de atendimentos.
O trabalho intenso do Criança Feliz para alcançar famílias de todo o Brasil chamou a atenção da comunidade internacional que se dedica ao tema. A holandesa Bernard Van Leer – fundação que atua em prol da primeira infância em mais de 20 países - lançou recentemente um livro sobre ações realizadas na América Latina e destacou a qualidade do programa brasileiro e sua expansão - considerada recorde no mundo.
O Criança Feliz também é apoiado por governos como o do Canadá e organizações especializadas na área. Gestores de outros países também planejam adaptar a experiência e implementá-la de acordo com suas realidades.
Implantado em 2016, o Criança Feliz tem como base metodologia desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender às famílias respeitando os direitos, a autonomia e cultura de cada um.

http://www.mds.gov.br/cnas/

Orientações sobre Benefícios eventuais são divulgados

03/01/2019 09:57
Orientações técnicas sobre Benefícios Eventuais no Sistema Único da Assistência Social – SUAS  são disponibilizadas.
O material traz de forma clara o que são esses benefícios previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, e quem tem direito a eles, alguns municípios e estados, assim como trabalhadores e gestores e usuários do SUAS ainda têm dúvidas sobre tais garantias, por esse motivo o Ministério do Desenvolvimento Social, em 2018, elaborou o material para divulgação.
Os Benefícios Eventuais são  caracterizados por suas ofertas que restabelecem de forma imediata as seguranças sociais garantidas às cidadãs e cidadãos que vivenciam situação temporária de vulnerabilidade. O Benefício Eventual por situação de nascimento e por situação de morte,  com base na Resolução CNAS n° 212/2006 e no Decreto nº  6.307/2007, são alguns dos temas tratados na orientação.

Sexta-feira, dia 09/11/2018, foi publicada a portaria MDS 2.601/2018 que dispõe sobre a de utilização de recursos fundo a fundo pelo ministério do Desenvolvimento social – MDS para o incremento temporário e a estruturação da rede no âmbito do SUAS, revogando assim, as portarias 2.300 e 2301 de 08/06/2018. Esta portaria, regulamenta ainda, a utilização dos recursos do cofinanciamento federal dos serviços, programas e projetos socioassistenciais na aquisição de equipamentos e materiais permanentes.
Link de acesso a portaria:
http://blog.mds.gov.br/fnas/wp-content/uploads/2018/11/portaria_mds_2018_2601.pdf          











Desenvolvimento Social
23/01/2019 15:01
Seminário de integração pedagógica reúne profissionais do Neojiba em Salvador
Coordenadores e instrutores que atuam nos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), participam, desde segunda-feira (21), de um seminário pedagógico de integração que acontece na Universidade Católica do Salvador (Ucsal). O objetivo do encontro é trabalhar os conceitos, ideias e propostas do programa com a participação de profissionais que atuam no programa na capital e no interior.
Os participantes discutem, através de palestras e grupos de estudo, temas envolvendo teoria da educação, teoria da educação musical, manutenção de instrumentos e questões burocráticas, entre outros.O responsável pela pasta que abriga o Neojiba lembrou ainda do que ouviu de um jovem participante do Neojiba: "Não se trata de aprender só música, mas sim de aprender vida e cidadania". 

Comentários

Postagens mais visitadas