INSCRIÇÕES PARA CURSOS DO PRONATEC OFERTA VOLUNTÁRIA JÁ ESTÃO ABERTAS!
Prezado(a) Gestor(a) Municipal,
O Pronatec Oferta Voluntária abrirá inscrições para os cursos a distância no dia 22 de janeiro! O objetivo dessa ação é ampliar a oferta gratuita de cursos de qualificação profissional e fomentar as políticas de inclusão social e produtiva. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) em articulação com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e outros agentes parceiros.
O período para realizar novas inscrições/pré-matrículas vai de 22 de janeiro até 16 de março. Serão ofertadas vagas em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD (Ensino a Distância) por instituições privadas de ensino.
ACESSE AQUI RELAÇÃO DOS CURSOS DISPONIVEIS: PRONATEC OFERTA VOLUNTÁRIA
ACESSE AQUI RELAÇÃO DOS CURSOS DISPONIVEIS: PRONATEC OFERTA VOLUNTÁRIA
O público prioritário do MDS é composto por famílias de baixa renda, especificamente as inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Nesse sentido, é imprescindível concentrar esforços para incluir os candidatos com esse perfil nas vagas ofertadas.
O Ministério do Desenvolvimento Social conta com o apoio do Interlocutor Municipal do Pronatec para incluir o público mais vulnerável nas oportunidades de qualificação profissional. Por meio de seu perfil no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o Interlocutor realizará as pré-matrículas dos candidatos.
Os municípios que ainda não designaram interlocutor precisam indicar uma pessoa, que será responsável por esta demanda e estará em contato direto com o MDS, recebendo informes sobre o Pronatec e o assessoramento técnico.
Quem indica o Interlocutor Municipal do Pronatec?
O interlocutor municipal do Pronatec é indicado pelo(a) Gestor(a) Municipal de Assistência Social.
Como indico Interlocutor do Pronatec ou atualizo o cadastro?
O processo é bem simples, basta acessar o link http://www.mds.gov.br/formulariopronatec e preencher as informações solicitadas. Serão necessários CPF e senha CadSUAS do(a) Secretário(a) de Assistência Social para efetivar esse processo.
www.mds.gov.br
|
Meu município já possui Interlocutor Municipal do Pronatec, como acesso as vagas?
O Interlocutor do Pronatec poderá visualizar todas as vagas disponíveis por meio do seu perfil no Sistec e pré-matricular interessados. Após logar e acessar a aba “Pronatec Voluntário”, clicar em “Matrícula” e em “Cadastrar Pré-Matrícula”, o interlocutor deverá indicar apenas os campos Edital (Pronatec Voluntário 2018), Lote (Lote 05) e Modalidade de Ensino (Educação a Distância).
Importante: Para visualizar os cursos, não selecione o campo “município” e “UF” no Sistec.
O Interlocutor realizará apenas a pré-matrícula. A validação e confirmação da matrícula deverá ser feita pelo próprio aluno.
Após a realização da pré-matrícula, o Sistec emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD por meio da internet, além de outras informações como número de Protocolo, prazos etc. A matrícula será validada no endereço eletrônico fornecido na Carta, no período de 26 de março a 14 de abril. As aulas terão início a partir de 26 de março.
Atenção! O Sistec não permite edição de dados, por isso é necessário ter cuidado ao preencher as informações cadastrais dos candidatos.
O candidato poderá realizar a inscrição/pré-matrícula via internet?
Sim, a partir do dia 19 de fevereiro. O interessado também poderá fazer sua inscrição por meio do Portal Progredir, no endereço www.mds.gov.br/progredir. Ao concluir o cadastro, será possível fazer a pré-matrícula no curso escolhido, clicando na Ferramenta Qualificação.
O estudante que não tiver acesso à internet poderá procurar os Telecentros e Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) pelo link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/servicos.php?s=1&codigo=530010 localizados em vários municípios e Distrito Federal. São entidades públicas de caráter comunitário que promovem o acesso à inclusão digital. Parte dos municípios que não dispõem desses equipamentos públicos podem articular parcerias com universidades, ONGs, entre outros parceiros, a fim de viabilizar um local público de acesso à internet.
aplicacoes.mds.gov.br
O Mapa de Oportunidades e de Serviços Públicos é um portal que reúne e organiza informações de diferentes fontes, acerca de oportunidades de inclusão produtiva ...
|
Sugerimos a leitura do Guia Pronatec Oferta Voluntária no seguinte link: http://portal.mec.gov.br/pronatec/oferta-voluntaria.
portal.mec.gov.br
Apresentação. Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para ampliar a oferta gratuita de formação profissional.
|
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail inclusaoprodutiva@mds.gov.br.
Atenciosamente,
Equipe da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva – Sisp
Comentários
Postar um comentário